ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E PARCERIAS

REINVENTANDO INDÚSTRIAS E PENETRANDO NOVOS MERCADOS

ROSABETH MOSS KANTER

HARVARD UNIVERSITY
 

Em virtude do ambiente empresarial altamente competitivo dos dias atuais, as empresas têm de ser flexíveis, altamente inovadoras, responsivas e eficientes em termos de custo. Uma vez que poucas empresas dispõem das capacitações e dos recursos para demonstrar esse comportamento o tempo todo, cresce cada vez mais o número daquelas que buscam parcerias e alianças, a fim de adquirir vantagem competitiva. Bons parceiros suprem habilidades complementares, conhecimento técnico, bem como outras competências que, de diversos modos, podem auxiliar as empresas a melhorar o seu resultado final.

Alguns objetivos das parcerias bem-sucedidas:

Lições de uma parceria bem-sucedida

Questões para você e sua organização

  1. Como sua empresa pode agregar valor aos clientes por mudar ou eliminar os laços que existem entre fornecedores e clientes? Como a inclusão de parceiros na sua cadeia de suprimentos vai ajudar a diferenciar seus produtos ou serviços?

  2. Como você pesquisaria seus parceiros? Como coletaria dados sobre os negócios ou a indústria de seus parceiros em potencial? Como demonstraria a viabilidade da parceria e como projetaria, de modo convincente, os futuros benefícios de cada parceiro?

  3. Os parceiros dependem de uma boa comunicação; o diálogo estabelece os procedimentos, resolve problemas e edifica a confiança. Que processos você criaria para promover e sustentar a comunicação entre os parceiros? Que mudanças seriam necessárias na natureza ou no uso que sua empresa faz da tecnologia da informação? Que critérios você usaria para determinar quem deve se comunicar com quem?

  4. Para que uma parceria tenha êxito é necessário que cada parceiro dê sua parcela de contribuição no que diz respeito ao comprometimento, aos padrões de qualidade e aos recursos. O que você esperaria de seus parceiros nesse sentido? Que procedimentos você determinaria para resolver as diferenças que possam surgir com relação aos respectivos padrões de qualidade ou contribuições de seus parceiros?

Material cedido pela MINDQUEST, extraído do Vídeo Alianças Estratégicas e Parcerias. Contatos diretamente pelo  www.mindquest.com.br ou telefone 0 _ _ 31-297-0292

Fonte boletim Insight www.institutomvc.com.br  02/2000.